Poesia para crianças

Carlos Machado publicou em 2015 o volume de poesia para crianças Cada bicho com seu capricho, em parceria com o ilustrador mineiro Geraldo Valério.

Cada bicho com seu capricho

Poemas para crianças. Ilustrações de Geraldo Valério. MOVpalavras, São Paulo, 2015

Cada bicho com seu capricho

Um cão que diz “miau”, uma aranha tecelã do tempo, um cavalo-marinho em dúvida, um ornitorrinco bem ornitorrinco… Esses são alguns dos bichos que habitam o livro de poemas de Carlos Machado, cujas rimas bem construídas aguçam, no pequeno leitor, a atenção e o gosto pelas palavras.

Os poemas, escritos em maiúsculas, parecem pedir a leitura em voz alta, divertindo a mente e os ouvidos. Do mesmo modo, as ilustrações de Geraldo Valério, grandes e geométricas, parecem saltar da página, em uma verdadeira explosão de cores e formas que nos inspiram a continuar criando novos poemas para os bichos que ainda não foram convidados para essa festa. Visite a página do livro no site da editora e veja amostras dos textos e imagens de Cada bicho com seu capricho.

Cada bicho com seu capricho: "altamente recomendável"

selo FNLIJ

      O livro Cada bicho com seu capricho recebeu, em maio de 2016,
      o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil
      e Juvenil (FNLIJ), na categoria Poesia. Isso significa que a obra foi
      classificada entre as 10 melhores da categoria.




Lançamentos de Cada bicho com seu capricho

O livro Cada bicho com seu capricho foi lançado nas seguintes datas e locais:

  • Salvador
    Data: 22 de agosto de 2015
    Local: Livraria Jhana - Shopping Boulevard 161
  • São Paulo
    Data: 4 de outubro de 2015
    Local: Livraria da Vila - Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena


Opiniões críticas sobre Cada bicho com seu capricho

O Guia de Livros, Discos, Filmes, suplemento da Folha de S.Paulo, publicou a seguinte avaliação na edição de 26/09/2015

Cada bicho com seu capricho

CADA BICHO COM SEU CAPRICHO

Este livro em grande formato traz generosas ilustrações de página dupla, com fundo colorido que muda a cada nova imagem.

Os poemas de Carlos Machado são inspirados em bichos diversos, alguns deles bem brasileiros, como o Tatu, a Anta, a Preguiça e o Jabuti.

Certos poemas transformam animais em personagens, como o cão Nicolau e o pinguim Heitor, outros glosam os hábitos dos bichos, caso do Galo Carijó que quer ser cantor sertanejo, ou aproveitam características da morfologia animal — caso dos versos sobre a Borboleta, que “é uma lagarta de asa delta”, e sobre o Cavalo Marinho, que “encaracola o rabo, sacode o focinho, mas sabe que é peixe e não cavalinho”.

O projeto gráfico de Tereza Bettinardi valoriza as belas ilustrações de Geraldo Valério, revisitando, com soluções modernas e coloridas, um estilo clássico de ilustração e tipografia. (BRUNO ZENI)

AUTOR: Carlos Machado
ILUSTRAÇÕES: Geraldo Valério
EDITORA: MOV Palavras
QUANTO: R$ 39 (40 págs.)
AVALIAÇÃO: ótimo

Fonte: Guia de Livros, Discos, Filmes, Folha de S. Paulo



Do site Mães Amigas, especializado em educação infantil:

  • Se prestarmos atenção aos animais, descobriremos que o modo como se comportam na natureza é pura poesia. A aranha tecendo a sua teia, o pinguim e seu elegante fraque e o cavalo marinho dançando sobre as águas são alguns dos bichos que têm as suas manias reveladas nos divertidos poemas criados por Carlos Machado nesse livro. Impossível não se divertir com os textos bem-humorados!

    Da lista 32 livros que ajudam na alfabetização do seu filho

    Fonte: Site Mães Amigas, 20/06/2017


Do site Kids Indoors:

  • É um livro de poesias sobre bichos, para crianças. O texto, curto e rimado, é todo em caixa alta, ótimo para crianças na fase de alfabetização e também para ser lido em voz alta. Por exemplo:
    “A BORBOLETA É UMA LAGARTA DE ASA DELTA”. Lindo isso!
    As ilustrações são formas recortadas e coladas juntas (que a professora pode aproveitar e fazer com seus alunos também, como nós fizemos). (...)

    Gisele Federizzi Barcellos, artista plástica e ilustradora de livros infantis

    Fonte: Site Kids Indoors, fevereiro/2016
    Veja no site os trabalhos, texto e imagens, feitos por uma criança com inspiração no livro


Do blog A Cigarra e a Formiga:

  • Esse é especial pra quem ama bichos, poesia e cor, muita cor! Cada bicho, sua mania - a aranha que tece a teia, o cavalo marinho que encaracola o rabo mas lembra que é peixe, o ornitorrinco e seus mistérios (põe ovo, tem pé de pato, rabo de lontra, todo do contra).
    Cada bicho uma poesia, cada poesia um desenho, cada desenho numa página mais colorida que a outra — um livro divertido, feliz!.

    Post no Facebook do blog A Cigarra e a Formiga

    Fonte: A Cigarra e a Formiga, 19/01/2016


Do site A Taba, especializado em literatura para crianças:

  • A aranha tecendo a sua teia, o pinguim e seu elegante fraque e o cavalo marinho dançando sobre as águas são alguns dos bichos que têm as suas manias reveladas nos divertidos poemas criados por Carlos Machado nesse livro.

    Impossível não se divertir com os textos bem humorados e sentir o convite para construir os próprios poemas com os caprichos de outros tantos animais que fazem parte de nossa fauna.

    Denise Guilherme, mestre em educação e formadora de professores

    Fonte: Site A Taba, 10/10/2015


  • Quantas poesias engraçadas. Na leitura de Cada bicho com seu capricho tivemos muitas risadas e gargalhadas. O poema “Papo no brejo” fez muito sucesso.

    E as imagens? As imagens são lindas, criativas, deu vontade de pegar vários papéis coloridos e sair recortando.

    Isadora Freire, bibliotecária especializada em escolas de ensino
    infantil e fundamental, após a leitura do livro com crianças de 4 a 9 anos


    Fonte: Site A Taba, 05/10/2015


Encontro com crianças do Colégio Dom Barreto

14 de setembro de 2015. Colégio Dom Barreto, Campinas - SP


Dom Barreto
Com a turma do pinguim no Colégio Dom Barreto, de Campinas-SP (14/09/2015)


O Colégio Dom Barreto, de Campinas-SP, desenvolveu no segundo semestre de 2015, uma primorosa série de atividades didáticas com alunos de educação infantil e do 1º ano, tendo por base o livro Cada bicho com seu capricho. Como autor, tive o prazer e a emoção de ver a apresentação final dos trabalhos no dia 14 de setembro. Os pequenos leitores capricharam na apresentação coletiva dos poemas. Eles “encarnaram” vários bichos do livro. Havia turmas de pinguins, borboletas, aranhas, jabutis, formigas... Aprendi muito com as professoras e crianças do Dom Barreto.  [Carlos Machado]

Veja a página do Colégio Dom Barreto sobre o evento.




Na EMEF Prof. Mário Marques de Oliveira, São Paulo

Conversa com alunos e a orientadora Marcia Feliciano na Sala de Leitura



Alunos da EMEF Prof. Mário Marques de Oliveira, São Paulo

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Mário Marques de Oliveira, localizada no bairro de Campo Limpo, São Paulo-SP, promoveu a leitura de Cada bicho com seu capricho entre seus alunos. No vídeo, produzido pela Editora MOVpalavras, falam a orientadora Marcia Feliciano e várias crianças.

Veja, no canal da MOVpalavras no YouTube, outros vídeos sobre a formação de leitores e a ilustração de livros para o público infantil.